Bolinho de Batata Recheada



bolinhos de batata recheada
20 Porções
Tempo: 1 h 10 min
Ingredientes:
  • 1 kg de batatas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 ovos
  • Farinha de trigo para empanar
  • Óleo para fritar
  • Recheio de sua preferência (carne moída, queijo, presunto, frango desfiado, legumes, etc.)

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Descasque e corte as batatas em pedaços médios. Coloque-as em uma panela com água e sal, e leve ao fogo até que estejam macias. Escorra a água e amasse as batatas com um garfo ou um espremedor, formando um purê. Adicione a manteiga, o sal e a pimenta-do-reino, e misture bem. Deixe esfriar um pouco.
  • Escolha o recheio de sua preferência, e prepare-o conforme a sua receita. O recheio deve estar frio ou morno, e não muito úmido, para não desmanchar os bolinhos. Você pode usar carne moída refogada, queijo e presunto picados, frango desfiado com requeijão, legumes cozidos e temperados, ou o que mais gostar.
  • Pegue uma porção de purê de batata, e faça uma bola com as mãos. Abra um buraco no meio, e coloque uma colher (chá) de recheio. Feche bem, e modele o bolinho, dando um formato ovalado. Repita o processo com o restante do purê e do recheio. Você pode fazer os bolinhos do tamanho que preferir, mas lembre-se de que quanto maiores, mais tempo demoram para fritar.
  • Bata os ovos em um prato, e coloque a farinha de trigo em outro. Passe cada bolinho pelo ovo, e depois pela farinha, cobrindo bem. Aqueça o óleo em uma panela, e frite os bolinhos aos poucos, até que estejam dourados e crocantes. Escorra o excesso de óleo em papel toalha, e sirva em seguida, ou mantenha-os aquecidos em forno baixo até a hora de servir.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Bolinho de Batata Recheada

Bolinho de batata recheada é uma delícia que agrada a todos os paladares. É uma receita simples, mas que exige um pouco de paciência e dedicação. Você pode rechear os bolinhos com o que preferir, como carne moída, queijo, presunto, frango desfiado ou legumes. O resultado é um salgado crocante por fora e macio por dentro, que pode ser servido como aperitivo, lanche ou acompanhamento.

Essa receita é indicada para quem gosta de variar o cardápio e surpreender a família e os amigos. Além de saborosa, ela é nutritiva e saudável, pois leva batata, que é fonte de carboidratos, vitaminas e minerais, e recheios que podem fornecer proteínas, cálcio e fibras. Os bolinhos de batata recheada também são ótimos para aproveitar as sobras da geladeira e evitar o desperdício.

A textura dos bolinhos de batata recheada é irresistível. Eles são fritos em óleo quente até ficarem dourados e crocantes, mas sem perder a umidade e a maciez do interior. O recheio fica cremoso e derrete na boca, contrastando com a casquinha crocante. Você pode servir os bolinhos com molhos de sua preferência, como maionese, ketchup, mostarda ou barbecue.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Dicas Para Fazer a Receita com Sucesso

Para fazer os bolinhos de batata recheada com sucesso, siga essas dicas:

  • Escolha batatas de boa qualidade, que sejam firmes, sem manchas ou brotos. As batatas mais indicadas para essa receita são as do tipo asterix, que têm a casca rosada e a polpa amarela, pois elas são mais secas e não desmancham facilmente.
  • Cozinhe as batatas em água fervente, sem deixar que fiquem muito moles, para que não absorvam muita água e fiquem com a massa pesada. Você pode testar o ponto das batatas espetando um garfo, que deve entrar com um pouco de resistência.
  • Seque bem as batatas depois de cozidas, e amasse-as ainda quentes, para que fiquem mais lisas e homogêneas. Você pode usar um espremedor, um garfo, ou um processador, mas não bata demais, para que não fiquem elásticas.
  • Tempere o purê de batata com sal, pimenta-do-reino e manteiga, e misture bem. A manteiga vai dar mais sabor e consistência à massa, mas você pode substituí-la por margarina, azeite, ou outro tipo de gordura, se preferir.
  • Deixe o purê de batata esfriar um pouco antes de modelar os bolinhos, para que fique mais firme e fácil de manusear. Você pode colocá-lo na geladeira por alguns minutos, se quiser acelerar o processo.
  • Escolha um recheio de sua preferência, que seja saboroso, cremoso e não muito úmido. Você pode usar carne moída, queijo, presunto, frango desfiado, legumes, ou o que mais gostar. O recheio deve estar frio ou morno, para não derreter a massa dos bolinhos.
  • Modele os bolinhos com as mãos, fazendo uma bola de purê de batata, abrindo um buraco no meio, colocando uma colher (chá) de recheio, e fechando bem. Dê um formato ovalado aos bolinhos, e alise as imperfeições. Você pode fazer os bolinhos do tamanho que preferir, mas lembre-se de que quanto maiores, mais tempo demoram para fritar.
  • Empane os bolinhos passando-os por ovo batido, e depois por farinha de trigo, cobrindo bem. Você pode usar outros tipos de farinha, como farinha de rosca, farinha de milho, ou farinha de mandioca, se quiser uma casquinha mais crocante. Você também pode temperar a farinha com sal, pimenta, alho, orégano, ou outras ervas e especiarias, para dar mais sabor aos bolinhos.
  • Frite os bolinhos em óleo quente, mas não muito, para que não queimem por fora e fiquem crus por dentro. Frite-os aos poucos, sem lotar a panela, e vire-os com uma escumadeira, para que fiquem dourados e crocantes por igual. Escorra o excesso de óleo em papel toalha, e sirva em seguida, ou mantenha-os aquecidos em forno baixo até a hora de servir.
  • Sirva os bolinhos de batata recheada com molhos de sua preferência, como maionese, ketchup, mostarda, barbecue, ou molho de tomate. Você também pode servir os bolinhos com salada verde, arroz, feijão, ou outro acompanhamento de sua escolha.



Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Stefhany R.

Outras Receita


Como fazer Bolinho de Batata Recheada

Batata Gratinada

Palmito Gratinado

Arroz Japonês

Arroz Doce

Publicidade

Mais Recentes


Baked oats

Baked oats