Afinal, o que são calos? e como tratá-los da maneira certa?

Os calos são calos que surgem como resultado de uma carga irregular no pé. Eles são amarelados e macios, muitas vezes dolorosos. Na maioria das vezes eles são formados na sola do pé, por exemplo, no calcanhar. Requerem tratamento porque podem levar à inflamação e, consequentemente, dificultar muito a locomoção.

 

Muitas vezes, as pessoas que lutam com calos realizam sua própria remoção, por exemplo, com uma faca. É muito arriscado porque pode causar, entre outros, infecção. O tratamento dos calos deve ser realizado em consultório de podologia ou em ortopedista – dependendo da gravidade do problema.


Calos – o que são?

Um calo é um crescimento grande e escamoso de pele espessada. É amarelado, macio, com bordas borradas. É coloquialmente chamado de imprint, porque é um foco de aumento da queratose. 

 

Na maioria das vezes, é encontrado na sola do pé, mas também pode ocorrer na parte superior do pé, por exemplo, quando os sapatos estão muito apertados. É o resultado de carregar ou sobrecarregar o pé. 

 

Os calos se formam quando a pele é pressionada em um determinado local, por exemplo, sob a cabeça do osso metatarso, o que leva a um menor suprimento sanguíneo para aquele local e, consequentemente, à morte da pele. 

 

No entanto, há uma diferença significativa entre os dois – calos não se formam, como calos, nas articulações dos dedos dos pés. São dolorosos, então as pessoas que os têm devem tratá-los para recuperar o conforto ao andar.


Calosidades no pé (por exemplo, no calcanhar) – causas

Os calos no pé geralmente causam dor insuportável. Um desconforto particular é sentido sob pressão. Se a pessoa que está lutando com eles não reagir a tempo, a inflamação pode se desenvolver nesses locais, o que na pior das hipóteses dificulta muito a movimentação e, consequentemente, os impedirá completamente. Se os calos cobrirem uma grande parte do pé, por exemplo, no calcanhar, eles também dificultam a caminhada.

 

Pode haver muitas razões para a formação deste tipo de crescimento. O motivo mais comum são sapato social feminino apertados que causam a morte da pele. Outro são os sapatos de salto alto, que pressionam o pé em sua parte frontal. Sapatos soltos também podem causar atrito. Isso é especialmente verdadeiro para sapatos de sola fina, onde mais pressão é criada no pé. 

 

Outra causa de calos é andar sem sapatos ou usá-los sem meias. Também é uma aflição de pessoas com artrite reumatoide – bolhas se formam quando a doença não é tratada. Além disso, eles também aparecem em pessoas com pés chatos ou esporão de calcanhar.


Como remover calos? Que tratamento vale a pena usar?

Para evitar a dor, descubra como remover calos. A sua eliminação consiste em esfregar e cortar a pele morta. Para se livrar deles de forma eficaz, você deve fazê-lo regularmente e de preferência com a ajuda de um médico. 

 

Vale ressaltar que o tratamento especializado é a única solução, adequada e segura, pois, por exemplo, cortá-los você mesmo com uma faca pode causar infecção. Para apoiar os efeitos terapêuticos, você pode comprar um emplastro especial na farmácia, que fica preso à lesão e usado por vários dias. 

 

Após esse tempo, ele é destacado e, em seguida, a impressão deve ser embebida e esfregada com uma lima. Se seus calos estiverem em um estado avançado, esses tratamentos podem não ajudar. 

 

O tratamento ortopédico será então necessário que consiste, por exemplo, em aumentar o arco do pé. No entanto, este é um último recurso que só deve ser tomado após tentar métodos menos invasivos. Antes de tomar essa decisão, o médico pode recomendar o uso de palmilhas especiais que corrigem o defeito da estrutura do pé. 

 

Graças a isso, a carga é distribuída uniformemente sobre ela e, portanto, não são formados calos. Outra forma é usar palmilhas de gel ou esponjas especiais disponíveis na farmácia, que têm o mesmo efeito das palmilhas especializadas.


Como remover calos em casa: Os remédios caseiros são eficazes?

Os remédios caseiros para calos são eficazes apenas se as alterações não estiverem em um estado avançado ou se esses métodos apoiarem o tratamento especializado. 

 

Seu uso no caso de lesões avançadas pode agravar seu quadro e até levar ao aumento da dor e da imobilização. No entanto, se os remédios caseiros apoiarem a terapia, eles podem acelerar a regeneração do pé e restaurar o conforto nessa parte do corpo mais rapidamente.

 

Na fase inicial do desenvolvimento do calo, uma solução eficaz é o uso de cremes hidratantes que suavizam as lesões. Também é uma boa técnica para molhar os pés, após o que eles são esfregados com uma pedra-pomes ou com um ralador. 

Se o método for usado regularmente, a pele morta será removida gradualmente. Os remédios caseiros para calos também incluem usar sapatos femininos e meias macios e confortáveis ​​e enfaixar os pés durante a cicatrização. Outro método é o uso de preparações contendo ácido salicílico. É o método de escolha recomendado pelos médicos para pequenos calos.