(function() {function signalGooglefcPresent() {if (!window.frames['googlefcPresent']) {if (document.body) {const iframe = document.createElement('iframe'); iframe.style = 'width: 0; height: 0; border: none; z-index: -1000; left: -1000px; top: -1000px;'; iframe.style.display = 'none'; iframe.name = 'googlefcPresent'; document.body.appendChild(iframe);} else {setTimeout(signalGooglefcPresent, 0);}}}signalGooglefcPresent();})(); /* */     

Manteiga Ghee Caseira



Manteiga Ghee Caseira
40 Porções
Tempo: 35 min
Ingredientes:
  • 500 g de manteiga sem sal

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Coloque a manteiga em uma panela grande e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até derreter completamente.
  • Com uma escumadeira, retire a espuma branca que se forma na superfície da manteiga derretida. Essa espuma são os sólidos do leite, que devem ser descartados. Você também pode coar a manteiga com um pano de algodão ou um filtro de papel, para eliminar os resíduos.
  • Transfira a manteiga clarificada para um pote de vidro limpo e seco, e deixe esfriar. Tampe bem e guarde em um local fresco e escuro. A manteiga ghee está pronta para usar!

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Manteiga Ghee Caseira

Você sabe o que é manteiga ghee? É uma manteiga clarificada, ou seja, que teve toda a água e os sólidos do leite removidos. Ela é muito usada na culinária indiana e tem vários benefícios para a saúde.

A manteiga ghee é indicada para quem tem intolerância à lactose, pois não contém a proteína do leite. Ela também é rica em ácidos graxos de cadeia média, que são fontes de energia para o corpo e ajudam na queima de gordura.

A manteiga ghee tem um sabor mais intenso e aromático do que a manteiga comum, e pode ser usada em diversas receitas, desde o café da manhã até o jantar.

É semelhante à do óleo, pois ela fica líquida em temperatura ambiente. Ela pode ser armazenada em um pote de vidro por até seis meses, sem necessidade de refrigeração.

Esta manteiga é encontrada em lojas de produtos naturais ou étnicos, mas você também pode fazer a sua em casa, com apenas um ingrediente: manteiga sem sal.

A melhor ocasião para fazer ou desfrutar da manteiga ghee é quando você quer dar um toque especial aos seus pratos, seja um pãozinho, um bolo, um arroz, uma carne ou um legume. A manteiga ghee realça o sabor dos alimentos e deixa tudo mais gostoso.

Experimente e surpreenda-se!


Publicidade

Dicas Adicionais:

Dicas Para Fazer a Receita com Sucesso

  • Para fazer a manteiga ghee caseira, é importante usar uma manteiga de boa qualidade, sem sal e sem conservantes. Quanto mais pura a manteiga, melhor será o resultado final.
  • O tempo de cozimento da manteiga pode variar de acordo com o tipo de panela, o tamanho da manteiga e a intensidade do fogo. O ideal é cozinhar em fogo baixo, sem pressa, até que a manteiga fique bem dourada e com um aroma de nozes. Não deixe a manteiga queimar, pois isso pode alterar o sabor e a cor da manteiga ghee.
  • Para filtrar a manteiga, use um pano de algodão limpo e bem fino, que não solte fiapos. Você também pode usar um filtro de café ou um coador de pano. O importante é retirar todos os resíduos e a espuma da manteiga, para que ela fique bem clarificada.
  • A manteiga ghee pode ser armazenada na geladeira ou em temperatura ambiente, desde que em um recipiente bem fechado e higienizado. Ela tem uma validade de até 3 meses na geladeira e até 1 mês em temperatura ambiente. Evite expor a manteiga ghee à luz e ao calor excessivos, pois isso pode reduzir a sua qualidade e durabilidade.



Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Receitas saudáveis




Baked oats

Baked oats

Abóbora refogada

Abóbora refogada

Publicidade

Mais Recentes


Baked oats

Baked oats