Leite Condensado Sem Açúcar



Leite Condensado Sem Açúcar
1 Porções
Tempo: 4 h
Ingredientes:
  • 1 litro de leite (pode ser integral, desnatado, semidesnatado, vegetal ou sem lactose)
  • 1/4 de xícara de adoçante culinário (pode ser xilitol, eritritol, stevia ou outro de sua preferência)

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em uma panela grande, coloque o leite e leve ao fogo médio-alto, mexendo de vez em quando, até ferver.
  • Assim que o leite ferver, abaixe o fogo e adicione o adoçante, misturando bem para dissolver.
  • Deixe o leite cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 40 minutos ou até reduzir pela metade e ficar com uma cor levemente dourada e uma consistência cremosa. Cuidado para não deixar o leite transbordar ou queimar no fundo da panela.
  • Desligue o fogo e transfira o leite condensado para um recipiente de vidro com tampa. Deixe esfriar completamente e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de usar.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Leite Condensado Sem Açúcar

Você sabia que é possível fazer leite condensado sem açúcar em casa? Essa é uma ótima opção para quem quer reduzir o consumo de açúcar, mas não abre mão de um doce delicioso. Além de ser mais saudável, essa receita é muito fácil e rápida de fazer.

O leite condensado sem açúcar é indicado para pessoas que têm diabetes, intolerância à lactose, alergia ao leite ou simplesmente querem uma alternativa mais leve e natural. Ele pode ser usado em diversas sobremesas, como brigadeiro, pudim, torta, bolo e muito mais. Você vai se surpreender com o sabor e a textura dessa receita.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Dicas Para Fazer a Receita com Sucesso

Algumas dicas para fazer a receita de leite condensado sem açúcar com sucesso são:

  • Escolha um leite de boa qualidade e que seja adequado para o seu consumo. Se você tem intolerância à lactose, alergia ao leite ou prefere uma opção vegetal, opte por leites sem lactose, de soja, de amêndoas, de coco ou de arroz. O sabor e a textura do leite condensado podem variar de acordo com o tipo de leite escolhido.
  • Escolha um adoçante culinário que seja seguro e que não altere o sabor do leite condensado. Evite adoçantes que não sejam próprios para cozinhar, pois eles podem perder o poder adoçante, cristalizar ou amargar o leite condensado. Alguns exemplos de adoçantes culinários são xilitol, eritritol, stevia, sucralose e aspartame.
  • Mexa o leite condensado de vez em quando durante o cozimento para evitar que ele grude no fundo da panela ou forme uma película na superfície. Não mexa demais, pois isso pode fazer com que o leite condensado perca a cremosidade e fique granulado.
  • Use uma panela grande e de fundo grosso para fazer o leite condensado, pois isso evita que o leite transborde ou queime. Além disso, a panela grande permite que o leite evapore mais rápido e fique mais concentrado.
  • Não cozinhe o leite condensado por mais tempo do que o necessário, pois ele pode ficar muito espesso e duro. O ponto ideal é quando o leite condensado fica com uma cor levemente dourada e uma consistência cremosa, que escorre lentamente da colher. Lembre-se de que o leite condensado vai engrossar mais depois de esfriar e gelar.
  • Guarde o leite condensado em um recipiente de vidro com tampa e mantenha na geladeira por até uma semana. Você também pode congelar o leite condensado em forminhas de gelo ou em saquinhos plásticos por até 3 meses. Para descongelar, basta deixar em temperatura ambiente ou aquecer em banho-maria ou no micro-ondas.



Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Stefhany R.

Outras Receitas saudáveis


Como fazer Leite Condensado Sem Açúcar

Baked oats

Baked oats

Abóbora refogada

Abóbora refogada

Publicidade

Mais Recentes


Baked oats

Baked oats