Lasanha de Frango



Lasanha de Frango
8 Porções
Tempo: 50 min
Ingredientes:
  • 500 g de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 lata de molho de tomate
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 250 g de queijo muçarela fatiado
  • 250 g de presunto fatiado
  • 500 ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • Noz-moscada ralada a gosto
  • 250 g de massa para lasanha pré-cozida

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Adicione o frango desfiado e o molho de tomate e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar.
  • Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo, mexendo bem para não empelotar. Cozinhe por alguns minutos, sem parar de mexer, até obter uma mistura homogênea e dourada. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre para incorporar bem.
  • Tempere com sal e noz-moscada ralada a gosto e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até o molho engrossar.
  • Em um refratário retangular untado com um pouco de manteiga, espalhe uma camada fina de molho branco. Cubra com uma camada de massa para lasanha, sem sobrepor as folhas.
  • Espalhe metade do molho de frango sobre a massa e cubra com metade do queijo muçarela e metade do presunto. Repita as camadas, terminando com o molho branco. Se desejar, polvilhe queijo parmesão ralado por cima.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até o queijo derreter e a lasanha ficar dourada.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita da Lasanha de Frango

Lasanha de frango é uma das minhas receitas favoritas, pois é fácil de fazer e fica muito saborosa. Eu aprendi a fazer essa lasanha com a minha mãe, que sempre me ensinou os segredos da cozinha. Essa lasanha leva ingredientes simples, como frango desfiado, queijo, presunto, molho branco e massa de lasanha. O resultado é uma lasanha cremosa, gratinada e cheia de sabor.

Essa receita é ótima para qualquer ocasião, seja um almoço em família, um jantar romântico ou uma reunião com os amigos. Ela pode ser servida com uma salada verde, um arroz branco ou um pãozinho. Essa lasanha de frango é uma refeição completa e muito nutritiva.

Eu gosto de fazer essa lasanha de frango nos fins de semana, quando tenho mais tempo para caprichar no preparo. Mas ela também pode ser feita durante a semana, se você tiver o frango já cozido e desfiado. O molho branco é muito fácil de fazer e leva poucos minutos no fogão. A montagem da lasanha é simples e rápida.

Que tal fazer essa receita de lasanha de frango junto comigo? Eu vou te mostrar o passo a passo e as dicas para deixar a sua lasanha ainda mais gostosa. Vamos lá?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 30 minutos
  • Tempo de cozimento: 20 minutos
  • Tempo total: 50 minutos

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende 8 porções generosas de lasanha de frango.
  • Cada porção tem cerca de 400 gramas.

Informação Nutricional

  • Calorias: 354 kcal
  • Carboidratos: 25 g
  • Proteínas: 27 g
  • Gorduras: 16 g
  • Gorduras saturadas: 8 g
  • Colesterol: 52 mg
  • Sódio: 806 mg
  • Fibras: 0,7 g


Publicidade

Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @receitasdacris

Você pode variar a receita de lasanha de frango usando os seguintes ingredientes:

Substitua o molho branco por creme de leite ou requeijão cremoso.

Acrescente milho verde, ervilha ou cenoura ralada ao molho de frango para dar mais cor e sabor.

Use queijo prato, provolone ou cheddar no lugar da muçarela.

Adicione bacon frito ou calabresa picada ao molho de frango para dar mais crocância e sabor.

Use massa integral ou sem glúten para uma versão mais saudável.

Dicas e Observações de Segurança

Algumas dicas e observações de segurança para fazer a lasanha de frango são:

Cozinhe bem o frango antes de desfiar e use apenas a carne, descartando a pele e os ossos.

Use um refratário que possa ir ao forno e que tenha espaço suficiente para as camadas da lasanha. Unte bem o refratário para evitar que a massa grude.

Se usar massa seca para lasanha, cozinhe-a em água fervente com sal por alguns minutos, até ficar al dente, e escorra bem antes de usar.

Não deixe o molho branco ferver demais, pois pode talhar. Mexa sempre para evitar que grude no fundo da panela.

Não asse a lasanha em temperatura muito alta, pois pode queimar ou ressecar. Cubra com papel-alumínio se necessário.

Espere a lasanha esfriar um pouco antes de cortar e servir, para que não se desmanche.

Dúvidas frequentes da receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você tirar todas as suas dúvidas e fazer uma lasanha de frango perfeita. Confira!

Como fazer lasanha de frango com molho branco?

Para fazer lasanha de frango com molho branco, você vai precisar de manteiga, farinha de trigo, leite, sal, noz-moscada e creme de leite. Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha, mexendo bem. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com sal e noz-moscada e cozinhe até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.

Como fazer lasanha de frango com molho vermelho?

Para fazer lasanha de frango com molho vermelho, você vai precisar de óleo, cebola, alho, frango desfiado, molho de tomate, sal e pimenta-do-reino. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Adicione o frango desfiado e o molho de tomate e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Como cozinhar a massa da lasanha?

Se você usar massa pré-cozida para lasanha, não precisa cozinhar antes de montar o prato. Basta colocar as folhas de massa entre camadas de molho e recheio e levar ao forno. Se você usar massa seca para lasanha, precisa cozinhar em água fervente com sal por alguns minutos, até ficar al dente. Escorra bem a massa antes de usar.

Como desenformar a lasanha sem quebrar?

Para desenformar a lasanha sem quebrar, é importante untar bem o refratário com manteiga ou óleo antes de montar a lasanha. Isso vai evitar que a massa grude no fundo ou nas laterais. Além disso, é preciso esperar a lasanha esfriar um pouco antes de cortar e servir, para que ela fique mais firme e não se desmanche.

Como congelar e descongelar a lasanha?

Para congelar a lasanha, você pode usar um refratário de vidro ou uma embalagem de papel alumínio. Cubra bem a lasanha com papel filme ou papel alumínio e leve ao freezer por até 3 meses. Para descongelar a lasanha, retire do freezer e deixe na geladeira por algumas horas ou da noite para o dia. Depois é só levar ao forno para aquecer.

Curiosidades Dessa Receita

Agora que você já sabe como fazer uma deliciosa lasanha de frango, que tal conhecer algumas curiosidades sobre esse prato tão amado? Veja só!

Origem da lasanha

A origem da lasanha é controversa, mas há evidências de que ela surgiu na Antiga Roma, onde já existiam pratos parecidos com camadas de massa e recheios variados. Ao longo dos séculos, a lasanha foi se adaptando aos costumes e ingredientes locais de cada região da Itália. A versão mais famosa é a lasanha à bolonhesa, com molho de carne e queijos.

Recorde mundial

A maior lasanha do mundo foi feita em 2012 na Polônia, pelo restaurante Magillo e o supermercado Macro. Mais de 5 mil pessoas se uniram para preparar uma lasanha com 25 metros de comprimento e 2,5 metros de altura. A receita levou 3 toneladas de massa, 1 tonelada de queijo e 1 tonelada de molho.

Variações da receita

A lasanha é um prato muito versátil e pode ser feita com diversos tipos de recheios e molhos. Além da tradicional lasanha à bolonhesa, há outras variações como a lasanha à carbonara, com bacon e ovos; a lasanha vegetariana, com legumes e ricota; a lasanha de bacalhau, com molho branco e azeitonas; e a lasanha de chocolate, uma versão doce com creme e calda de chocolate.




Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Stefhany R.

Outras Massas


Como Fazer Lasanha de Frango

Ravioli

Publicidade

Mais Recentes


Pavê de Panetone