Bolo Pé de Moleque



Bolo pé de moleque
12 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de amendoim torrado e sem casca
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma forma redonda com manteiga e farinha de trigo, garantindo que todo o fundo e as laterais estejam bem cobertos.
  • Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura homogênea e aerada. Adicione a manteiga derretida e continue batendo até incorporar completamente.
  • Adicione a farinha de trigo peneirada aos poucos, misturando delicadamente com uma espátula ou colher de pau. Acrescente o amendoim torrado e sem casca, reservando alguns para decorar o bolo posteriormente.
  • Adicione o fermento em pó e uma pitada de sal, misturando novamente até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
  • Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície com uma espátula. Leve ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.
  • Retire o bolo do forno e deixe esfriar por alguns minutos na forma antes de desenformar. Uma vez desenformado, decore com os amendoins reservados e, se preferir, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima para dar um toque especial.
  • Agora é só saborear esse delicioso bolo pé de moleque, seja acompanhado de uma xícara de café quentinho ou como sobremesa após uma refeição. Certamente ele irá conquistar o seu paladar com seus sabores tradicionais e irresistíveis.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Bolo Pé de Moleque – Uma Delícia de Sabores Tradicionais

O bolo pé de moleque é uma receita irresistível que combina a doçura do tradicional pé de moleque com a maciez e o sabor único de um bolo. Essa delícia é muito popular em diversas regiões do Brasil e pode ser encontrada em festas juninas, eventos culturais e até mesmo em padarias e confeitarias especializadas.

Essa receita tem um lugar especial nos corações dos amantes de doces e é perfeita para quem busca sabores autênticos e uma experiência gastronômica única. Este bolo apresenta uma combinação harmoniosa entre a crocância dos amendoins torrados e a textura macia do bolo, resultando em uma explosão de sabores a cada mordida.

Esse bolo é versátil e pode ser apreciado em diversas ocasiões. Seja como sobremesa em um almoço em família, como um lanche da tarde acompanhado de um café fresquinho ou como uma opção deliciosa para festas e comemorações, o bolo pé de moleque sempre agrada aos paladares mais exigentes.

Informações Nutricionais

Para quem se preocupa com a sua alimentação, é importante conhecer as informações nutricionais do bolo pé de moleque. A tabela a seguir apresenta os valores nutricionais aproximados para uma porção de 100g, com base nos dados obtidos no site vitat.com.br:

  • Calorias: 220 kcal
  • Carboidratos: 20g
  • Proteínas: 3,3g
  • Gorduras Totais: 14g
  • Gorduras Saturadas: 4g
  • Fibra Alimentar: 0g
  • Sódio: 237mg

Essas informações nutricionais podem variar de acordo com os ingredientes utilizados e o modo de preparo. Lembre-se de que é importante consumir com moderação e equilíbrio, considerando sempre a sua dieta e necessidades individuais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a receita, vamos aos ingredientes necessários para preparar essa delícia. Anote tudo e certifique-se de ter tudo à mão antes de começar:


Publicidade

Dicas Adicionais:

Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes relacionadas à receita de bolo pé de moleque, juntamente com as respostas corretas:

Qual é a origem do bolo pé de moleque?

O bolo pé de moleque é uma variação da tradicional sobremesa brasileira feita com amendoim e rapadura, que tem origem na culinária nordestina.

Posso substituir o amendoim por outra oleaginosa?

Sim, você pode substituir o amendoim por castanhas, como castanha de caju ou amêndoas, para criar variações do bolo pé de moleque.

É necessário torrar o amendoim antes de usar?

Sim, para obter o sabor característico do bolo pé de moleque, é importante torrar o amendoim antes de utilizá-lo na receita.

Posso adicionar ingredientes extras, como chocolate?

Sim, você pode fazer variações adicionando ingredientes extras, como chocolate em pedaços ou gotas de chocolate, para deixar o bolo ainda mais saboroso. Pode fazer uma cobertura de doce de leite que fica dinino!

O bolo pé de moleque pode ser congelado?

Sim, você pode congelar o bolo pé de moleque já assado e embalado em um recipiente adequado. Certifique-se de descongelar adequadamente antes de consumir, deixando-o em temperatura ambiente por algumas horas.

Assista uma variação da receita em vídeo essa receita em vídeo

Confira o vídeo abaixo do canal “Cozinhando com a Su” e aprenda a fazer o delicioso bolo pé de moleque.

 

Opções de variação da receita

Se você deseja experimentar variações do bolo pé de moleque, aqui estão algumas opções que podem adicionar um toque especial à receita:

Bolo pé de moleque com banana: Adicione fatias de banana madura à massa do bolo para trazer um sabor adocicado e uma textura extra ao seu bolo pé de moleque.

Bolo pé de moleque com cobertura de brigadeiro: Prepare uma cobertura de brigadeiro e cubra o bolo pé de moleque. O contraste entre o doce do brigadeiro e o sabor do bolo de amendoim será irresistível.

Bolo pé de moleque recheado: Faça um corte no meio do bolo já assado e coloque um recheio de sua preferência, como doce de leite ou creme de chocolate. Depois, feche o bolo e decore como desejar.

Bolo pé de moleque vegano: Para uma versão vegana dessa receita, substitua os ovos por substitutos vegetais, como banana amassada ou linhaça hidratada. Utilize também manteiga vegana e certifique-se de que os demais ingredientes não contenham produtos de origem animal.

Bolo pé de moleque com coco: Adicione coco ralado à massa do bolo para trazer um sabor tropical e uma textura a mais. Você pode utilizar tanto coco fresco ralado quanto coco em flocos.

Essas são apenas algumas sugestões para variar o tradicional bolo pé de moleque. Use sua criatividade e experimente diferentes combinações para descobrir novos sabores e surpreender seus convidados.

 

Referência nutricional: Informações nutricionais obtidas em https://www.myfitnesspal.com/ para uma porção de 100g do bolo pé de moleque.




Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Stefhany R.

Outras Festa Junina


Como fazer bolo pé de moleque

Chá de Burro

Chá de Burro

Pudim de Paçoca

Pudim de Paçoca

Milho Cozido

Milho Cozido

Publicidade

Mais Recentes


Baked oats

Baked oats