Home » Festa Junina

Chá de Burro


Ah, o chá de burro! Essa iguaria tão saborosa e reconfortante, perfeita para agradar a todos em qualquer ocasião. Sua textura cremosa e suave é capaz de conquistar os paladares mais exigentes, transportando-nos para as delícias das festas juninas.

Contudo, com sua simplicidade e sabor encantador, é uma excelente escolha para qualquer época do ano.


Originária do Brasil, especificamente da região nordeste. Mas você sabia que o nome chá de burro é conhecido na cidade de João Pessoa, município do Paraíba? Pois bem, ele é chamado dessa forma lá. E em outros canto do brasil, essa receita também é conhecida como Mungunzá, Canjica Branca ou Mingau de Milho Branco.

Como fazer Chá de Burro

Caso esteja com pressa, assista o vídeo abaixo com a receita:

Com este guia, você aprenderá a preparar uma autêntica canjica de milho branco, ou bem dizendo, Chá de Burro.

Seguindo os passos que venho aperfeiçoando ao longo dos anos em minha cozinha. Além de saborosa, essa receita é incrivelmente fácil de fazer e certamente impressionará seus convidados.

Chá de burro

Tempo de preparo e rendimento da receita:

Pudim de Paçoca



Receita de Pudim de Paçoca

O pudim de Paçoca é acessível e delicioso, por isso, é o queridinho das vezes em que se quer um desejo de doces, mas em quantidade e qualidade controladas. Aproveitando os nutrientes presentes no amendoim e no leite condensado, ele é a opção ideal para um lanche meio-dia ou para assinalar um aniversário, pois causa satisfação, assim como para servir aos amigos quando se quer algo bem saboroso.

Essa combinação de ingredientes é a escolha certa para reunir a família e oferecer um delicioso momento de lazer e descontração. Essa preparação, além de simples, é rápida de fazer, além de fornecer bastante energia para as atividades do dia-a-dia.

Pudim de Paçoca

Informações nutricionais:

Outra receita que você vai gostar:

Pudim de Milho Verde

Pudim de Milho Verde



Receita de Pudim de Milho Verde

Todos conhecemos o tradicional pudim de leite, que costuma ser o acompanhante de várias comemorações. Agora, para variar os sabores e surpreender os convidados, que tal experimentar o delicioso pudim de milho verde? A iguaria é saborosa e sua consistência macia encanta a todos que têm o prazer de prová-la.

O pudim de milho verde é um doce leve, que combina perfeitamente com jantares festivos e tem a vantagem de se preparar com antecedência, pois ainda fica melhor um dia depois. Além disso, possui vários benefícios nutritivos e pode ser servido tanto como sobremesa quanto como acompanhamento.

Informações Nutricionais:

Veja Também:

Bolo de Milho com Flocão

Bolo de Milho com Flocão



Receita de Bolo de Milho com Flocão

Cativante pelo aroma, textura e sabor, o bolo de milho com flocão é uma celebração da cultura brasileira em cada mordida. Esta iguaria, que enche as festas juninas de alegria, traz aconchego e nostalgia, relembrando os tempos de infância e o cheiro da casa da vovó.

Perfeito para acompanhar uma xícara de café quente ou um chá de hortelã, o bolo de milho com flocão não tem hora para ser saboreado. Seu sabor suave e autêntico, junto com sua textura fofa e úmida, torna-se um prato irresistível para crianças e adultos.

Este bolo que atravessou gerações, continua a encantar corações com sua simplicidade e sabor. Seja numa festa de aniversário, uma comemoração especial, ou simplesmente para satisfazer um desejo de um doce caseiro, o bolo de milho com flocão nunca desaponta.

Informações Nutricionais:

Veja Outras Receitas:

Milho Cozido

Milho Cozido



Receita de Milho Cozido

O milho cozido é uma delícia que desperta memórias de festas juninas, churrascos e momentos especiais com amigos e familiares. Com seu sabor adocicado e textura macia, o milho cozido é um prato versátil que pode ser apreciado de várias maneiras. Seja nas ruas, em barraquinhas de feiras ou até mesmo em casa, essa receita tradicional está presente em diversas culturas ao redor do mundo.

O milho cozido é fácil de fazer e oferece uma explosão de sabores que agrada a todos os paladares. Ele pode ser servido como acompanhamento para um churrasco suculento, como ingrediente principal de uma salada refrescante ou até mesmo como um lanche rápido e saudável. Sua versatilidade torna essa receita uma opção deliciosa em qualquer ocasião.

Milho Cozido

 Informações Nutricionais:

Veja Também:

Brigadeiro de Milho

Canjica de Milho Verde Nordestino

Que tal fazer uma canjica de milho verde nordestino para fazer no dia da festa de são joão em família? A receita é simples, cremosa e gostosa. Acompanhe os



Receita Canjica de Milho Verde Nordestino

Há uma infinidade de sabores a serem descobertos nas diversas regiões do Brasil, e um deles é, sem dúvida, a canjica de milho verde nordestino. Esta delícia é um prato típico que encanta pela simplicidade e pelo sabor marcante, características intrínsecas à culinária nordestina.

Frequentemente encontrada em festas juninas, a canjica de milho verde é uma ótima opção para quem aprecia o sabor adocicado do milho combinado com a cremosidade do leite de coco. No entanto, não se restrinja a apenas uma época do ano para saborear este prato: a canjica de milho verde é perfeita para qualquer ocasião, seja em reuniões familiares, para alegrar uma tarde chuvosa ou mesmo como uma sobremesa após um almoço dominical.

Os ingredientes, encontrados facilmente em qualquer região do país, juntamente com o método de preparo, transformam a canjica de milho verde em uma verdadeira joia da culinária regional. Convido a todos para embarcarem nesta viagem gastronômica pelo Nordeste brasileiro e descobrirem o prazer que esta receita pode proporcionar.

Informações nutricionais

Para uma porção de 85g de canjica de milho verde nordestino, as informações nutricionais são as seguintes:

Receita que pode te interessar:

Bolo Caipira da Roça

Que tal fazer um delicioso bolo caipira da roça? Com essa receita, todos irão se apaixonar pela o gosto suave de milho, que encanta desde o cheiro até sabor.



Receita do Bolo Caipira da Roça

O Bolo Caipira da Roça é uma ótima opção para quem gosta de rechear o dia com aquela delícia caseira. É ideal para datas comemorativas ou para deixar a tarde ainda mais saborosa dando aquela satisfação de lembrar da infância toda vez que o bolo é servido.

Uma das melhores receitas da gastronomia caipira é o Bolo Caipira da Roça. Seu sabor marcante é um mix de sabores que remetem ao interior caipira, tornando-o ainda mais irresistível. Ideal para reunir amigos e familiares à volta da mesa para uma grande ceia, o tempo gasto para preparar existe é extremamente recompensador. Oferecendo sabor e um delicioso aroma, não há como resistir a esta delícia.

Informações nutricionais:

Veja Também:

Bolo de Milho Simples

Bolo de Milho Simples

O bolo de milho simples é perfeito para servir em reuniões de família ou festas.



Bolo de Milho Simples

Poucas delícias são mais charmosas e saborosas que o tradicional bolo de milho simples. Ela é uma das receitas mais populares, pois oferece resultados incrivelmente saborosos, vindo acompanhada pelo doce aroma característico que a torna ainda mais irresistível. Esta apela tranquilamente aos gostos dos paladares mais exigentes e é perfeita para dar aquela conferida a qualquer encontro de família.

Bolo de milho simples

Informações Nutricionais:

Veja Também:

Pudim de Milho

Pé de Moleque Caseiro

Que tal fazer um maravilho doce pé de moleque para adoçar sua festa de são joão com a família? Essa receita é perfeita, fácil e todos adoram.



Receita pé de moleque caseiro

Se você é fã de doces brasileiros tradicionais do mês de junho, com certeza já ouviu falar do delicioso pé de moleque caseiro. Essa sobremesa é uma verdadeira explosão de sabores, combinando a crocância do amendoim torrado com a doçura do açúcar e do leite condensado.

Este doce é uma receita que tem origem na região Nordeste do Brasil e é bastante popular em festas juninas e outras comemorações. Sua textura levemente dura e sabor inigualável conquistam o paladar de todos que o experimentam.

Receitas que podem te interessa:

Mingau de Milho Branco

Que tal fazer um mingau de milho branco para saborear nessa época maravilhosa de São João? Então, não perca tempo e venha logo fazer o seu.



Receita Mingau de Milho Branco

O mingau de milho branco é uma dessas maravilhas culinárias que são famosos em época da festa junina, carregam a nostalgia do lar e a aconchegante memória da infância.

Sua cremosidade irresistível e o adocicado suave da canela preenchem os lares brasileiros, tornando as manhãs e noites mais acolhedoras. A essência desse prato é a simplicidade e o sabor, um dueto que encanta gerações.

Popular em todas as regiões do Brasil, mas especialmente no Nordeste, o mingau de milho branco é uma receita versátil, também conhecida como mingau de munguzá que é feito do milho verde. Ambos são deais para festas de São João.

O melhor de tudo é que, além de delicioso, o mingau de milho branco é nutritivo, agregando valor à sua rotina alimentar. Apreciado por crianças e adultos, este prato é um pedaço de felicidade em uma tigela.

Ficou com água na boca? Vem fazer o seu agora mesmo!

Receitas que podem te interessar:

Bolo Pé de Moleque

Que tal fazer um delicioso bolo pé de moleque para variar o cardápio da festa junina? Caso você nunca tenha feito antes, a hora é agora. Venha!



Bolo Pé de Moleque – Uma Delícia de Sabores Tradicionais

O bolo pé de moleque é uma receita irresistível que combina a doçura do tradicional pé de moleque com a maciez e o sabor único de um bolo. Essa delícia é muito popular em diversas regiões do Brasil e pode ser encontrada em festas juninas, eventos culturais e até mesmo em padarias e confeitarias especializadas.

Essa receita tem um lugar especial nos corações dos amantes de doces e é perfeita para quem busca sabores autênticos e uma experiência gastronômica única. Este bolo apresenta uma combinação harmoniosa entre a crocância dos amendoins torrados e a textura macia do bolo, resultando em uma explosão de sabores a cada mordida.

Esse bolo é versátil e pode ser apreciado em diversas ocasiões. Seja como sobremesa em um almoço em família, como um lanche da tarde acompanhado de um café fresquinho ou como uma opção deliciosa para festas e comemorações, o bolo pé de moleque sempre agrada aos paladares mais exigentes.

Informações Nutricionais

Para quem se preocupa com a sua alimentação, é importante conhecer as informações nutricionais do bolo pé de moleque. A tabela a seguir apresenta os valores nutricionais aproximados para uma porção de 100g, com base nos dados obtidos no site vitat.com.br:

Essas informações nutricionais podem variar de acordo com os ingredientes utilizados e o modo de preparo. Lembre-se de que é importante consumir com moderação e equilíbrio, considerando sempre a sua dieta e necessidades individuais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a receita, vamos aos ingredientes necessários para preparar essa delícia. Anote tudo e certifique-se de ter tudo à mão antes de começar:

Pudim de Milho

Que tal fazer um pudim de milho para deixar sua festa junina ainda sortida de comidas maravilhosas? Afinal uma sobremesa sempre é bem vinda numa festa alegre. Siga a



Como eu sempre fui fascinada pela magia do mês de junho e pela culinária dessa época de festa junina, especialmente quando falamos sobre doces. Há algo realmente especial em transformar ingredientes simples em criações deliciosas como o pudim de milho que encanta os paladares de todas que experimentam.

Já que a melhor época chegou, imagine logo sua festa junina, bandeiras coloridas e muita comida boa, sobremesas, crianças dançando, e todos alegre. A receita de hoje é uma ótima opção para você fazer nessa ocasião.

O pudim de milho que vou ensinar a vocês é bastante fácil de preparar, mas requer alguns truques para atingir a perfeição. E, acreditem, a perfeição é possível, principalmente quando o milho está em sua época alta durante a festa junina. Mas não se preocupem, mesmo fora dessa época, é possível obter um resultado delicioso utilizando milho em conserva.

Agora, sem mais delongas, peguem seus aventais, respirem fundo e vamos embarcar juntos nessa doce aventura culinária!

Informações Nutricionais

As informações nutricionais são referente a uma porção de 100g:

Receita que pode te interessar:

Bolo de Fubá Cremoso Tipo Pudim

Se você é apaixonado por gostosuras de festa junina, vem fazer um bolo de fubá cremoso tipo pudim mas não é pudim. Só sei que fica uma delícia e



Se você gosta de tudo que leva milho, experimente fazer esse bolo de fubá cremoso tipo pudim para comer em casa com a família. Todos vão se apaixonar pelo sabor e textura dessa deliciosa sobremesa.

Essa receita não tem segredo, é muito fácil de fazer, é só bater tudo no liquidificador e levar para assar. O que demora é o tempo para assar que dura em média 1h e 30 minutos.

E para finalizar e deixar o bolo de fubá cremoso tipo pudim bem consistente, tem que levar para esfriar na geladeira apor 30 minutos. Na hora de servir fica divino o sabor.

Dica: Salpique canela em pó por cima antes de servir.

Veja também: Bolo de macaxeira simples de fazer em poucos minutos

Bolo de Paçoca Junino

Seus amigos e família irão amar esse delicioso bolo de paçoca junino, e garanto que vão querer mais!



Receita Bolo de Paçoca Junino.

O bolo de paçoca junino é uma receita simples e fácil de preparar. Você pode servir na sua festa de são joão ou até mesmo em um lanchinho da tarde.

Bolo de Paçoca Junino

Seus amigos e família irão amar esse delicioso bolo de paçoca junino, e garanto que vão querer mais!

Veja Também:

Pão de Queijo Sem Glúten e Lactose

Bolo de Macaxeira Simples

Com essa receita, seus amigos e família irão amar, e sua festa de são joão vai ser uma maravilha com o Bolo de Macaxeira Simples



Receita de Bolo de Macaxeira Simples

O Bolo de Macaxeira Simples não pode ficar de fora das festas juninas, por isso trouxe essa receita simples e fácil de fazer.

Bolo de Macaxeira Simples

Com essa receita, seus amigos e família irão amar, e sua festa de são joão vai ser uma maravilha com o Bolo de Macaxeira Simples.

Veja Outras Receitas:

Mingau de Milho

Mingau de Milho

Veja agora mesmo como fazer um mingau de milho que sai bem cremoso, com um sabor divino de canela e com o milho molhe. Fica muito bom e todos



De fato é muito bom se deliciar com um bom mingau de milho e saber fazer, se torna uma opção válida na época de São João.

São muitas festas juninas por todos os lugares, e o mingau de milho sempre esta nos cardápios, nas cozinha de quem está fazendo e na mesa de quem adora.

Nessa receita iremos usar milho branco.

Contudo, hoje vim te ensinar fazer um mingau de milho bem cremoso, com gostinho maravilhoso de canela. Acompanhe ai. 😉

Como Fazer Mingau de Milho

Veja também: Bolo de Fubá Caipira sem Glúten e sem Lactose.

Bolo de Fubá Caipira sem Glúten e sem Lactose

Veja agora mesmo como preparar um bolo de fubá caipira sem glúten e sem lactose bem fofinho e muito saboroso. Não tem segredo e super fácil. Acompanhe.



Saber fazer um bolo de fubá caipira sem glúten e sem lactose é uma ótima opção para quem tem certas militância de na hora de se alimentar.

Em base nisso, resolvi testar e compartilhar com vocês exatamente como fazer bolo de fubá caipira sem glúten e sem lactose bem fofinho e saboroso.

Como Fazer Bolo de Fubá Caipira sem Glúten e sem Lactose

Borá lá comigo.

Veja também: Mingau de milho


Publicado em 9/7/2023 - 21h17
Chá de Burro

Publicado em 15/6/2023 - 19h31
Pudim de Paçoca

Publicado em 15/6/2023 - 17h19
Pudim de Milho Verde

Publicado em 13/6/2023 - 13h07
Bolo de Milho com Flocão

Publicado em 13/6/2023 - 12h34
Milho Cozido

Publicado em 8/6/2023 - 12h47
Canjica de Milho Verde Nordestino

Que tal fazer uma canjica de milho verde nordestino para fazer no dia da festa de são joão em família? A receita é simples, cremosa e gostosa. Acompanhe os
Publicado em 7/6/2023 - 18h47
Bolo Caipira da Roça

Que tal fazer um delicioso bolo caipira da roça? Com essa receita, todos irão se apaixonar pela o gosto suave de milho, que encanta desde o cheiro até sabor.
Publicado em 7/6/2023 - 17h36
Bolo de Milho Simples

O bolo de milho simples é perfeito para servir em reuniões de família ou festas.
Publicado em 7/6/2023 - 15h23
Pé de Moleque Caseiro

Que tal fazer um maravilho doce pé de moleque para adoçar sua festa de são joão com a família? Essa receita é perfeita, fácil e todos adoram.
Publicado em 2/6/2023 - 15h07
Mingau de Milho Branco

Que tal fazer um mingau de milho branco para saborear nessa época maravilhosa de São João? Então, não perca tempo e venha logo fazer o seu.